A ORAÇÃO E A MISSÃO
“A leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada pela oração a fim de que se estabeleça o colóquio entre Deus e o homem; pois, ‘a Ele falamos quando rezamos; a Ele ouvimos quando temos os divinos oráculos’” (Dei Verbum, n. 25).
Danilo Cippollini Donizetti Seminarista 3º ano de Filosofia |
A escuta atenta da palavra de Deus faz parte do itinerário da formação dos discípulos missionários, que em contato com a palavra sai pelos campos a semear sementes de vida eterna. A prática da oração na vida missionária é de extrema importância, haja vista que o caminho do missionário é repleto de alegrias, mas também de tribulações, dificuldades e dúvidas, e quem melhor para compartilhar as dificuldades do que o próprio Deus, que é Pai, Filho e Espirito Santo?
Aquele que não usa da oração como arma contra as adversidades não só do caminho missionário, mas de toda vida, acaba por perder as esperanças e desanimar do serviço na messe de Jesus.
Já nos dizia “... Aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mc 13, 13), e a forma de manter-se perseverante é estar atento àquilo que Deus tem a nos dizer; rezar com os olhos da alma.
A palavra acaba por encarnar-se em nossas vidas, e a descobrimos na medida em que alimentamos em nós “os mesmo sentimentos de Jesus” (Fl 2,5), é estar em uma constante experiência de Deus, mas como o próprio Cristo, atento as dificuldades da vida, sejam elas pessoais, sejam da comunidade na qual estamos inseridos.[1]