sexta-feira, 8 de abril de 2011

                “Ide pelo mundo...”

Pe. Richard Strazza da Silva
Reitor do Seminário de Filosofia
"Coração de Maria"
            O mundo é a casa temporária do cristão. É o espaço criado por Deus. Nele contém toda a beleza do Criador e o seu desejo está escondido entre as criaturas que nele habitam. O mundo é lugar onde as pessoas se encontram, se conhecem, se relacionam, fazem experiência com o Senhor de todas as coisas e, também, é neste mundo, que homem e mulher se santificam, quando fazem dele, o mundo, um céu. É, por conseguinte, nesta mesma amplidão de sonhos, buscas de resultados, consolações, tristezas, maldades e pecados, que o Senhor Jesus chama os que Ele quer, e diz: “Ide pelo mundo...” Mas antes deseja o Senhor formar os seus discípulos missionários para esta bela empreitada.
            É por isso que “o caminho de formação do seguidor de Jesus lança suas raízes na natureza dinâmica da pessoa e no convite pessoal de Jesus Cristo, que chama os seus pelo nome e estes o seguem porque lhe conhecem a voz. (...) O seguimento é fruto de uma fascinação que responde ao desejo de realização humana, ao desejo da vida plena”. (DAp. 277
).
            Neste sentido, todo jovem que é chamado ao Presbiterado, é, consequentemente, convocado à missão. Uma vez ouvindo a voz e o apelo do Senhor que diz “Ide pelo mundo...”, não consegue ele se calar, precisa ir. É dentro deste contexto que “o objetivo geral da formação dos candidatos à vida presbiteral e da formação permanente dos presbíteros é levá-los a ser santos, discípulos missionários, como verdadeiros pastores do Povo de Deus, a exemplo de Jesus Cristo, Mestre, Sacerdote e Pastor” (Doc 93, p. 45, n. 84).
            O Seminário, pois, então, é a casa de formação, que dentro do mundo, é reservada para formar discípulos missionários. Este lugar é privilegiado de futuros pastores, e estes aprendem aí, como num laboratório de vida, a escutar, escutar, escutar. E como numa escola Mariana, aprendem a ser discípulos para depois se traduzirem em missionários, ou seja, ir pelo mundo, mas continuar escutando, escutando, escutando.
            O Seminarista discípulo é aquele que não se contenta com os adjetivos da vida Presbiteral. Ele procura ir mais longe. Ele vai atrás dos substantivos que realmente são vitais, são essenciais, pois ser Padre é estar intrinsicamente imbuído na missão. Os adjetivos podem ajudar muito na missão. Mas são os substantivos que são a missão, pois esta é substancial ao mundo. E foi por isso que Jesus chamou a tantos e disse como num imperativo aonde desejava que fosse os seus escolhidos, disse: “Ide pelo mundo...”
            Quando eu era Seminarista deste mesmo Seminário onde hoje sou o Formador-Reitor, fiz uma experiência missionária que se deu junto com todos os outros colegas da teologia na cidade de Manga, norte de Minas Gerais. Além da grande distância espacial que existe entre São João da Boa Vista-SP até Manga-MG, percebi que também havia diferenças no jeito de viver a Igreja. Quando lá cheguei fui designado para ficar em Comunidades Rurais que se chamavam “Panelinha I, II e III”. Vi um povo que não tinha possibilidade de ter sempre um Sacerdote para celebrar junto, mas igualmente encontrei pessoas que eram sedentas de Deus. Depois de dez dias visitando casas através de cavalos, carroças, bicicletas, concluí que Deus se faz chegar sempre de alguma maneira aos seus amados que para mim eram distantes. E, apesar das dificuldades próprias de um missionário, voltei rico daquela experiência. E hoje estimulo muito meus seminaristas a fazerem o mesmo.
            Contudo, o Seminário é a Casa do Pastor-Missionário. É também por ele que grandes estradas poderão ser percorridas por aqueles que se deixam atingir pelas palavras do Mestre: “Ide pelo mundo...” E, uma vez que o Padre não foi chamado para outro mundo senão este, é com a sua presença em diversos lugares que o Cristo Bom Pastor também se manifesta. Portanto, o mundo é casa por excelência onde se fala e se vive Deus. Em qualquer lugar onde estiver alguém missionando neste mundo, estará sempre em casa, que embora provisória, nos prepara para Aquela que é eterna.

2 comentários:

  1. Eis o primeiro artigo de nosso Blog.
    Possamos degustar destas palavras e buscar compreender o chamado que Deus nos faz.....

    Padre Richard Parabéns por suas palavras e por partilhar conosco sua tão rica experiência...


    PARTILHE CONOSCO SUA EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA...
    Envie-nos pelo e-mail: sjbvemmissao@hotmail.com

    Ficaremos gratos por partilhar neste espaço a sua história que será, a partir de então, também nossa.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Tenho vcs no Facebook... parabens pela iniciativa do blog... no começo sempre é um pouco mais dificil mesmo "manejar" o blog... mas depois vai pegando a pratica... tenho o meu blog pessoal, onde pesso a vcs q me siguam tbm... estou seguindo vcs... e no meu blog... tem o link do meu seminario... visite o blog do seminario beato anchieta e tire uma ideia...

    paz e Bem!
    felipe

    ResponderExcluir